SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Computer-assisted qualitative analysisThe society of the living índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Sociologias

versión impresa ISSN 1517-4522

Resumen

BARREIRA, Irlys Alencar F.. A cidade no fluxo do tempo: invenção do passado e patrimônio. Sociologias [online]. 2003, n.9, pp. 314-339. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222003000100011.

O artigo, baseado em pesquisa que toma Fortaleza como referência, tem por objetivo pensar as diferentes conexões estabelecidas entre a cidade e seu passado. Considera que os discursos sobre a urbe estão circunstanciados a diferentes contextos e porta-vozes. Destaca, nesse sentido, a cidade pensada por romancistas, historiadores, políticos e profissionais do planejamento urbano. As transformações recentes da cidade ensejam discursos voltados para uma comunicação entre passado e presente, que apresentam tanto lamentações sobre a desfiguração do espaço urbano como a busca de recompor a "história" da cidade, através de uma política de preservação daquilo que é considerado como patrimônio. Atualmente o incentivo cada vez maior ao turismo em Fortaleza vem criando um novo discurso de exportação de imagens a serem propagadas e absorvidas para consumo. A recuperação do centro da cidade, dos antigos prédios e áreas de lazer responde a este fluxo de transformação e preservação que caracteriza não apenas Fortaleza, podendo, também, expressar um movimento que ocorre em diferentes cidades brasileiras.

Palabras llave : cidade; tempo e espaço; discurso; patrimônio; disputa simbólica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués