SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21Health participation: what are we talking about?The Values of Solidarity Economy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

CARMO, Renato Miguel do. A construção sociológica do espaço rural: da oposição à apropriação. Sociologias [online]. 2009, n.21, pp. 252-280. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222009000100011.

Este artigo propõe uma leitura sobre o espaço rural tendo por base a sua oposição/relação com o urbano. Neste sentido, se desde os meados do século XIX até praticamente ao último terço do século XX, a análise sociológica clássica determinou um dualismo conceptual e analítico entre estes dois mundos, a partir de determinada altura reequacionou-se o significado limitativo da visão binária introduzindo-se, para o efeito, uma concepção mais complexa de cariz eminentemente relacional. Actualmente identificam-se três perspectivas modelares sobre o rural que realçam diferentes evoluções estruturais, mas que não são necessariamente exclusivas e alternativas. Pelo contrário, cada vez mais as realidades do mundo rural se abrem a novos sentidos que não se encaixam necessariamente nas tendências gerais que afectam as zonas mais urbanas.

Keywords : Rural; Urbano; Espaço; Transformações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese