SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22The second parts may be better: some reflections on the use of secondary data in qualitative researchThe debate on the autonomy/non-autonomy of technology in society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sociologias

Print version ISSN 1517-4522On-line version ISSN 1807-0337

Abstract

SANTOS, Tania Steren dos. Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. Sociologias [online]. 2009, n.22, pp.120-156. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222009000200007.

O presente artigo examina os diversos procedimentos metodológicos, considerando especialmente as técnicas de pesquisa. São caracterizadas as mais tradicionais e também as novas estratégias utilizadas na pesquisa social no contexto da sociedade da informação. Salienta-se o impacto da incorporação das novas tecnologias da informática e da comunicação na pesquisa bibliográfica e documental e na pesquisa de campo. Ademais, é questionada a dicotomia das abordagens quantitativas e qualitativas, considerando sua complementaridade e interfaces. O paradigma da complexidade na perspectiva epistemológica apresenta avanços consideráveis, mas enquanto metodologia operativa está em seus primórdios. Nesse sentido, o estudo trata do tema da triangulação, concebida como procedimento promissor na busca da perspectiva quanti-qualitativa. Diante do exposto, entende-se a tentativa de explorar um pouco mais as características dos procedimentos e recursos técnicos que podem ser utilizados pelos pesquisadores que procuram desenvolver projetos de pesquisa mistos.

Keywords : Técnicas de pesquisa; Complexidade; Triangulação; Pesquisa quantitativa e qualitativa; Projetos de pesquisa mistos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License