SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23The brazilian semi-democracy: authoritarianism or democracy?The trajectory of judicial review in the brazilian constitutional design: tutelage, autonomy and judicialization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

OLIVEIRA, Antonio. Os policiais podem ser controlados?. Sociologias [online]. 2010, n.23, pp. 142-175. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222010000100006.

A atividade policial na democracia impõe a questão sobre o controle dos policiais, ou seja, como assegurar que eles, em sua tarefa de assegurar a ordem pública, não violarão os direitos dos cidadãos. A organização policial inclina-se em direção aos mecanismos formais de controle como as normas e os procedimentos, mas essas formas de regulação de conduta podem ser insuficientes, devido à ampla margem de liberdade que os guardas desfrutam nas ruas. Tomando-se como referência os discursos de oficiais policiais militares da Bahia, este artigo discute a prática policial na sociedade democrática e a percepção elaborada pelos policiais dos mecanismos de controle de seus pares e conclui enfatizando os obstáculos que podem ser encontrados na tarefa de controle dos policiais, empecilhos cuja superação torna-se difícil porque têm origem na própria atividade policial.

Keywords : Polícia; Policiamento; Democracia; Cidadania; Estado de Direito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese