SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23The trajectory of judicial review in the brazilian constitutional design: tutelage, autonomy and judicializationGlobal agents and the local level: the Gravataí automotive complex author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

EGLER, Tamara Tania Cohen. Redes tecnossociais e democratização das políticas públicas. Sociologias [online]. 2010, n.23, pp. 208-236. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222010000100008.

Examinar a ampliação do uso de TICs por organizações sociais e governamentais na gestão da cidade é o objetivo do presente estudo. Nossa intenção é entender de que forma as tecnologias da informação e comunicação podem ser uma via alternativa que redefine as relações entre Estado e sociedade, substituindo políticas urbanas tradicionais por formas colaborativas de interação dos atores sociais. Entre os resultados alcançados pela pesquisa, é possível destacar a elaboração de uma metodologia capaz de mapear os princípios de organização, articulação, conexão e interação que constituem a existência de redes tecnossociais. A aplicação da metodologia nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo demonstrou indicadores, gráficos e práticas políticas. A análise desses dados revela como as redes se constituem por uma arquitetura móvel, fluída, flexível, organizadas em torno de políticas comuns de ação e formadas por uma identidade coletiva que aproxima os atores das redes tecnossociais. Os princípios que mediam esta coesão são de compartilhamento, confiança e solidariedade, que redefinem as formas da organização do poder em direção a alternativas de organização política e desenvolvimento social.

Keywords : Redes tecnossociais; Políticas públicas; Democracia; Tecnologias da comunicação e informação; Inovação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese