SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23The acknowledgment of the precarious social identity in the primary aluminum industry in the state of Pará, BrazilWomen, UN Security Council Resolution 1325 and the need for national plans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

MOCELIN, Daniel Gustavo. Mudança tecnológica e qualidade do emprego nas telecomunicações. Sociologias [online]. 2010, n.23, pp. 304-339. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222010000100011.

O ambiente empresarial das telecomunicações se caracteriza por ser um meio onde as empresas e os trabalhadores lidam com mudanças frequentes. No caso das empresas, tais mudanças são tecnológicas e de mercado; no caso dos trabalhadores, as mudanças seriam na rotina e no conteúdo do trabalho. Este artigo teve dois objetivos articulados: primeiro, analisar o contexto das operadoras de telefonia móvel celular com a intenção de identificar elementos que implicam a caracterização dos empregos, bem como o perfil dos trabalhadores; segundo, analisar como se expressa a qualidade do emprego nas operadoras, a partir da conjugação entre as características dos empregos e o perfil sócio-ocupacional dos trabalhadores. Na primeira parte do artigo discorre-se sobre o desenvolvimento sociohistórico do segmento de telefonia móvel celular a fim de caracterizar o ambiente empresarial analisado. Observou-se o quanto essas empresas passam por mudanças, especialmente em termos tecnológicos e de mercado. Na segunda parte, procedeu-se a uma avaliação da qualidade do emprego nas operadoras, destacando o modelo organizacional, as exigências dos empregos, o perfil da mão-de-obra, a qualificação dos empregados, sua faixa etária, a participação por sexo. No que se refere às condições de emprego, observou-se instrumentos para motivar, atrair e reter os trabalhadores.

Keywords : Emprego; Qualidade do emprego; Reestruturação das telecomunicações; Telecomunicações; Telefonia móvel celular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese