SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Women, UN Security Council Resolution 1325 and the need for national plansThe feeling of insecurity in the discourse on crime author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

STEIL, Carlos Alberto  and  HERRERA, Sonia Reyes. Catolicismo e ciências sociais no Brasil: mudanças de foco e perspectiva num objeto de estudo. Sociologias [online]. 2010, n.23, pp. 354-393. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222010000100013.

O presente artigo faz uma revisão crítica da gênese e desenvolvimento dos estudos sobre catolicismo na área de ciências sociais no Brasil, tomando como eixo a tensão entre tradição e modernidade. Questiona o lugar do tradicional atribuído ao catolicismo nos escritos que o situam no pólo da tradição a partir do século XX. Ao mesmo tempo, procura mostrar que, desde uma perspectiva das teorias da prática, o catolicismo se apresenta permeável à modernidade, adequando-se ativamente à nova paisagem religiosa que se estabelece no país com o processo de secularização e diferenciação religiosa. Busca, ainda, apontar para os limites das abordagens teóricas que associam o catolicismo a um "Brasil encantado", as quais têm servido de pano de fundo para ressaltar os valores de uma nova ordem moderna que se estabelece como o contraponto de um passado imaginado que precisa ser superado. Na esteira dessa crítica teórica, o artigo apresenta, em ordem cronológica, uma seleção de autores e escritos que marcaram os estudos do catolicismo no país.

Keywords : Catolicismo; Ciências sociais; Modernidade; Tradição; Mudança social e conversão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese