SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23O legado de Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociologias

versão impressa ISSN 1517-4522

Resumo

BASILIO, Márcio Pereira. Tempos Líquidos. Sociologias [online]. 2010, n.23, pp.438-449. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222010000100016.

Esta resenha tem por objetivo fazer emergir as principais ideias de Zygmunt Bauman em Tempos líquidos. Neste sentido, o assunto primordial que permeia a obra é a insegurança. Um fenômeno resultante da "vontade de liberdade", uma marca, segundo o autor, da pós-modernidade, princípio que se opõe diretamente à projeção em torno de uma vida social estável, na ordem moderna. Em um mundo globalizado, a sociedade não é mais protegida pelo Estado, ou pelo menos é pouco provável que confie na proteção oferecida por este. Ela agora está exposta à rapacidade de forças que não controla e não espera, nem pretende, recapturar e dominar. Assim sendo, a obra em análise contribui para o entendimento e compreensão dos fenômenos sociais que nos cercam, e indica como interagir de modo adequado e com efeitos previsíveis.

Palavras-chave : Insegurança; Globalização; Estado-Nação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons