SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29Upstream and downstream school inequalities: School organization and diplomas influenceSociology and higher education: convergence or divergence? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

STROMQUIST, Nelly P.. Educação Latino-Americana em tempos globalizados. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.29, pp. 72-99. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100004.

Este artigo oferece um panorama abrangente do impacto da globalização sobre os sistemas de educação, destacando as mudanças - bem como as continuidades - em todos os níveis educacionais, da escola fundamental à universidade. A educação superior tem sido a mais afetada pela globalização, que se reflete no persistente discurso sobre a "sociedade do conhecimento" do século XXI. A América Latina, assim como outras regiões, tem experimentado uma importante expansão na educação superior, principalmente através da oferta do ensino privado, de qualidade irregular. Se, por um lado, a região dá mostras de aumentar a participação na educação, por outro, as condições adversas a que estão sujeitas as crianças pobres, indígenas ou afro-descendentes, tanto meninos como meninas, provenientes de zonas rurais, não melhoraram substancialmente com a globalização. Os países do leste asiático estão respondendo de com entusiasmo às possibilidades oferecidas pelas novas forças globalizantes; entretanto, os países da América Latina não têm exibido a mesma determinação para investir em educação pública e, se essa situação não mudar, eles provavelmente perderão terreno na disputa por desenvolver uma população com conhecimentos avançados.

Keywords : Globalização; Neoliberalismo; Educação Superior; Educação de adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese