SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29The other "iron cage": from school exclusion fatalism to rescuing the meaning of education. A sociological perspectiveEducation and democratic society: sociological interpretations and challenges to political education of educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

LELIS, Isabel. O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.29, pp. 152-174. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100007.

Este artigo tem como eixo central o trabalho dos professores na escola de massa, hoje. Em um primeiro momento, foram trazidas questões presentes na literatura internacional e nacional, reveladoras dos desafios que se colocam aos docentes, como a intensificação e complexificação da profissão, a diversificação das tarefas docentes em função de um conjunto de transformações sociais, a importância que adquire a formação de professores, tendo em vista a busca pela efetividade do ensino. Em função da magnitude desses problemas, análises da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comunidade Europeia foram incorporadas ao texto, dada a centralidade que assumiu o campo das políticas de formação de professores para os países-membros desses organismos. A última parte do texto tem a preocupação de analisar os principais problemas enfrentados pelo magistério no contexto brasileiro, como a sobrecarga de trabalho, o esgotamento crescente que vem acometendo os professores e as dificuldades que enfrentam de atualização profissional, já identificadas na produção acadêmica.

Keywords : Escola de massa; Trabalho docente; Formação de professores; Magistério do Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese