SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29The other "iron cage": from school exclusion fatalism to rescuing the meaning of education. A sociological perspectiveEducation and democratic society: sociological interpretations and challenges to political education of educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

LELIS, Isabel. O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.29, pp.152-174. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100007.

Este artigo tem como eixo central o trabalho dos professores na escola de massa, hoje. Em um primeiro momento, foram trazidas questões presentes na literatura internacional e nacional, reveladoras dos desafios que se colocam aos docentes, como a intensificação e complexificação da profissão, a diversificação das tarefas docentes em função de um conjunto de transformações sociais, a importância que adquire a formação de professores, tendo em vista a busca pela efetividade do ensino. Em função da magnitude desses problemas, análises da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comunidade Europeia foram incorporadas ao texto, dada a centralidade que assumiu o campo das políticas de formação de professores para os países-membros desses organismos. A última parte do texto tem a preocupação de analisar os principais problemas enfrentados pelo magistério no contexto brasileiro, como a sobrecarga de trabalho, o esgotamento crescente que vem acometendo os professores e as dificuldades que enfrentam de atualização profissional, já identificadas na produção acadêmica.

Keywords : Escola de massa; Trabalho docente; Formação de professores; Magistério do Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License