SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29Modernization, Dependency and Marginality: conceptual itinerary of Latin American sociologyIs a sociology of the subject possible? An approach to the theories of Foucault and Touraine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

SEIDL, Ernesto. Sociologia da vocação religiosa: reprodução familiar e reprodução da Igreja. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.29, pp. 214-238. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100010.

O artigo tem por objeto o estudo das condições de produção social do grupo de profissionais da Igreja católica no estado do Rio Grande do Sul ao longo do século XX a partir da apreensão dos determinantes do fenômeno de construção de um "celeiro de vocações". A análise do complexo investimento religioso no enquadramento de populações majoritariamente rurais ou semirrurais, compostas por famílias muito numerosas, de forte prática religiosa e desprovidas de recursos demonstrou o sistema de fatores objetivos a agir na produção de abundantes "vocações" religiosas em indivíduos dotados de propriedades sociais bastante homogêneas. O exame das vivências e das lógicas de engajamento individual do processo de conversão religiosa, explorado através de um conjunto de relatos de profissionais da Igreja, indica a constante combinação de tarefas pedagógicas relativamente sutis e eufemizadas de construção de percepções subjetivas sobre a religião, a vocação e as oportunidades ofertadas pela vida religiosa.

Keywords : Igreja católica; Vocação religiosa; Reprodução social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese