SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29Sociology of religious vocation: family reproduction and Church reproductionTechnological platforms and the biomedical research practices - preliminary notes on the use of global mechanisms and local institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

FURLIN, Neiva. É possível uma sociologia do sujeito? Uma abordagem sobre as teorias de Foucault e Touraine. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.29, pp. 274-311. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100011.

Este ensaio de pesquisa analisa as concepções teóricas da noção de sujeito nas obras de dois intelectuais franceses, Touraine e Foucault. Trata-se de uma abordagem comparativa, na qual se busca estabelecer uma relação entre os aspectos que convergem e se distinguem na teoria social desses autores, procurando refletir sobre as suas contribuições para a compreensão da sociedade contemporânea, especificamente no que tange aos processos de subjetivação dos indivíduos. Em razão disso, selecionaram-se as últimas obras da trajetória acadêmica desses intelectuais. Tanto Touraine como Foucault apontam contribuições teóricas para uma sociologia que não recorre aos grandes fenômenos históricos, mas que coloca em cena o esforço do sujeito no interior das microrrelações sociais, em suas contradições culturais, econômicas, políticas e pessoais.

Keywords : Sociologia do sujeito; Teoria social; Sociedade contemporânea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese