SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29Is a sociology of the subject possible? An approach to the theories of Foucault and TouraineCrisis, invitation to action and a Communist Manifesto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

TEIXEIRA, Márcia de Oliveira. Plataformas Tecnológicas e as práticas de pesquisa em biomedicina - observações preliminares sobre o uso de dispositivos globais e instituições locais. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.29, pp. 312-336. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100012.

A Política Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, inspirada pela ação de organismos internacionais, como a OCDE e OMS, pela emergência das noções de inovação e de Sistema Nacional de Inovação, estimula a introdução de dispositivos de coordenação das atividades de pesquisa científica em instituições públicas de pesquisa (IPP). Assim, na última década, alguns dispositivos de coordenação foram adotados por IPPs, a exemplo das plataformas tecnológicas. Neste artigo, analisamos o uso do dispositivo "Plataforma" em um espaço local e específico de produção de ciência na área de biomedicina. Para tanto, analisamos a experiência de uma (IPP) na área de biomedicina na organização de uma Rede de Plataformas Tecnológicas. A análise concentra-se nas relações heterogêneas e circunstanciais que sustentam a adoção e, particularmente, o uso da plataforma na coordenação de práticas de pesquisa entre grupos e laboratórios na área de biomedicina. Em síntese, este trabalho investiga o uso local de dispositivos associados à produção internacional e contemporânea de conhecimentos científicos, filiando-se, portanto, aos estudos que promovem investigações sistemáticas do processo de disseminação global de entidades.

Keywords : Biomedicina; Plataformas Tecnológicas; Coalização Concorrencial; Capitalismo Acadêmico; Translocalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese