SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29Technological platforms and the biomedical research practices - preliminary notes on the use of global mechanisms and local institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

DAL ROSSO, Sadi. Crise, convite para a ação e um Manifesto Comunista. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.29, pp. 338-350. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100013.

A atual crise do capitalismo produziu, além da desorganização das economias, redução do crescimento econômico, falências de empresas, queima de valores incomensuráveis, desemprego, redução de salários, suicídios, e também efeitos de outra natureza: uma corrida atrás de autores de pensamento crítico. O filósofo Slavoj Žižek escreveu um texto no qual faz uma crítica radical ao liberalismo clássico e contemporâneo e retoma a utopia comunista. Se a democracia eleitoral constitui o instrumento pelo qual a burguesia preserva o controle sobre a sociedade, um evento revolucionário precisa criar meios pelos quais os sujeitos da revolução possam tornar real a noção de emancipação. Após efetuar a crítica da democracia por ser a "ditadura da burguesia", retoma a noção de ditadura do proletariado em seu lugar. Entretanto, para quem viveu mais de 20 anos sob a ditadura militar brasileira, essa questão está longe de ser satisfatoriamente resolvida, dado que ditadura é ditadura, independentemente do adjetivo que a acompanha.

Keywords : Crise; Liberalismo; Comunismo; Democracia; Ditadura do proletariado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese