SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue30Linkages between intimacy and labor: the social construction of a free labor market in coffee plantations of western São PauloFrom Chicago school to national developmentalism: health and nation in the thought of Alberto Guerreiro Ramos (1940-1950) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

CARNEIRO, Maria José  and  DANTON, Thais. Agricultura e biodiversidade nas Ciências Sociais brasileiras: alimentando a comunicação entre ciência e políticas públicas. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.30, pp. 252-289. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000200009.

O presente artigo decorre de uma reflexão sustentada em dois pressupostos: a) que as ciências e, em particular, as sociais, podem contribuir para informar as tomadas de decisão e a formulação de políticas públicas visando a melhoria da vida das pessoas no planeta e b) que o papel da agricultura na conservação da biodiversidade é uma questão atual de extrema relevância e que merece ser aprofundada. A relação entre a agricultura e a biodiversidade tem sido objeto de questionamentos recentes na sociedade e no campo das políticas públicas. Contudo, se os estudos relacionados à biodiversidade e à agricultura, separadamente, têm observado um considerável crescimento no Brasil, poucos são os investimentos de pesquisa sobre a relação entre esses dois grandes temas. A partir dessas considerações, seguimos dois objetivos principais: 1) investigar como o papel da agricultura familiar na preservação da biodiversidade tem sido abordado pelas Ciências Sociais no Brasil, particularmente nos artigos publicados em periódicos brasileiros nos últimos 20 anos; 2) testar uma metodologia de revisão bibliográfica, criteriosa, que possa ser útil aos tomadores de decisão em políticas públicas e demais interessados.

Keywords : Política baseada em evidências; Políticas públicas; Agricultura familiar-biodiversidade; Estado da arte; Comunicação científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese