SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue31Foundations of the "Causal Methodological Paradigm" in social sciencesIn the trenches of method: the teaching of methodology in social sciences in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

WITTE, James C.. A ciência social digitalizada: avanços, oportunidades e desafios. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.31, pp.52-92. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000300004.

Até bem pouco tempo, os sociólogos resistiam em admitir que as mudanças econômicas e sociais produzidas pela revolução da informática são tão profundas quanto aquelas provocadas pela revolução industrial. Mas, pouco a pouco, vemos desenvolver-se uma sociologia digital. Este artigo inicia examinando, em breves linhas, como a busca e o acesso à literatura, enquanto atividade rotineira, cotidiana, das ciências sociais, transformou-se, a partir das novas tecnologias digitais. Em seguida, o artigo examina especificamente os avanços nas pesquisas do tipo survey, nas entrevistas individuais e nos métodos experimentais, como exemplos das formas em que determinadas abordagens da sociologia se transformaram com o uso de novas tecnologias de informação e comunicação. Assim como a Internet, em uma perspectiva mais ampla, estas novas tecnologias apresentam desafios e oportunidades. Para destacar a ambiguidade da situação, o artigo conclui com uma discussão sobre as oportunidades e desafios que emergem da crescente importância social assumida pelos sites de redes sociais e outras formas de dados digitais, bem como da criação de ferramentas analíticas para garimpar, extrair e codificar estes dados.

Keywords : Métodos de pesquisa; Ciências Sociais; Internet; Busca digital de literatura; Agentes entrevistadores personificados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License