SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue31Foundations of the "Causal Methodological Paradigm" in social sciencesIn the trenches of method: the teaching of methodology in social sciences in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

WITTE, James C.. A ciência social digitalizada: avanços, oportunidades e desafios. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.31, pp. 52-92. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000300004.

Até bem pouco tempo, os sociólogos resistiam em admitir que as mudanças econômicas e sociais produzidas pela revolução da informática são tão profundas quanto aquelas provocadas pela revolução industrial. Mas, pouco a pouco, vemos desenvolver-se uma sociologia digital. Este artigo inicia examinando, em breves linhas, como a busca e o acesso à literatura, enquanto atividade rotineira, cotidiana, das ciências sociais, transformou-se, a partir das novas tecnologias digitais. Em seguida, o artigo examina especificamente os avanços nas pesquisas do tipo survey, nas entrevistas individuais e nos métodos experimentais, como exemplos das formas em que determinadas abordagens da sociologia se transformaram com o uso de novas tecnologias de informação e comunicação. Assim como a Internet, em uma perspectiva mais ampla, estas novas tecnologias apresentam desafios e oportunidades. Para destacar a ambiguidade da situação, o artigo conclui com uma discussão sobre as oportunidades e desafios que emergem da crescente importância social assumida pelos sites de redes sociais e outras formas de dados digitais, bem como da criação de ferramentas analíticas para garimpar, extrair e codificar estes dados.

Keywords : Métodos de pesquisa; Ciências Sociais; Internet; Busca digital de literatura; Agentes entrevistadores personificados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese