SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue31A web-based survey designed to assess older adults' daily livesFrom Boulainvilliers to Tocqueville: from freedom as defense of privilege to freedom as defense of differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

PRICKETT, Kate C.  and  ANGEL, Jacqueline L.. Métodos empíricos em pesquisa do envelhecimento entre minorias: um caso para triangulação sociológica. Sociologias [online]. 2012, vol.14, n.31, pp. 146-165. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000300007.

A triangulação, há muito, vem sendo empregada para validar estudos cujos resultados são alvo de críticas por basearem-se em amostras muito pequenas ou por não permitirem generalização. Com um foco especial no uso de múltiplas fontes de dados quantitativos, expandimos o uso da triangulação em um contexto sociológico, argumentando que não só a sociologia é um campo apto ao uso da combinação de diferentes bases de dados, mas que esta é uma ferramenta útil ao se analisarem populações de difícil acesso e menos favorecidas. Destacando exemplos de múltiplas bases de dados empregadas usualmente para explorar questões sobre o envelhecimento de pessoas de origem latino-americana nos Estados Unidos, discutimos como estas distintas fontes podem ser aplicadas para fortalecer os resultados. Concluímos, discutindo a aplicação da triangulação como um meio de tornar as análises sociológicas acessíveis e relevantes para o campo das políticas, o que acreditamos ser um esforço necessário para assegurar uma perspectiva sociológica no âmbito mais amplo da discussão de políticas.

Keywords : Triangulação; Métodos mistos em sociologia; Minorias; Idosos latino-americanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese