SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Characterization and utilization prospects of rare-earth oxides concentrated to zinc oxide-based varistor ceramics manufacturingInfluence of additional thermal treatment on the wear resistance of cubic boron nitride inserts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Matéria (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1517-7076

Abstract

MORETE, G. F.; PARANHOS, R. P. R.  and  HOLANDA, J. N. F.. Avaliação de algumas propriedades físico-mecânicas de corpos cerâmicos incorporados com resíduo de escória de soldagem. Matéria (Rio J.) [online]. 2006, vol.11, n.3, pp. 232-237. ISSN 1517-7076.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-70762006000300010.

A indústria de soldagem gera uma enorme quantidade de resíduo de escória proveniente do fluxo de soldagem a arco submerso, necessitando de uma metodologia adequada para sua destinação final. Este resíduo é um material não biodegradável que quando disposto de forma inadequada gera poluição e dano ambiental. Neste trabalho foi feita a avaliação de algumas propriedades físico-mecânicas de interesse tecnológico de corpos cerâmicos contendo resíduo de escória de soldagem.  As matérias-primas usadas foram uma argila vermelha sedimentar e resíduo de escória de soldagem. Os corpos cerâmicos foram preparados por prensagem uniaxial e queimados na temperatura de patamar de 950ºC usando um ciclo de queima lento (24 h frio a frio).  Os corpos sinterizados foram caracterizados quanto à retração linear, absorção de água, massa específica aparente e tensão de ruptura à flexão. Os resultados mostraram claramente que o resíduo de escória de soldagem influenciou as propriedades tecnológicas, bem como tem potencial para ser usado para aproveitamento cerâmico.

Keywords : Escória de soldagem; cerâmica tradicional; propriedades; queima.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese