SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Influence of pre-cleaning by sputtering in plasma nitriding of stainless steelDesign, fabrication and testing of a Torsiometer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Matéria (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1517-7076

Abstract

P. NETO, B.B.; OLIVEIRA, D.R.C.  and  RAMOS, D.. Efeitos do tipo, tamanho e teor de agregado graúdo no módulo de deformação do concreto de alta resistência. Matéria (Rio J.) [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 690-702. ISSN 1517-7076.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-70762011000200005.

O concreto, material de composição heterogênea e complexa, é o principal insumo em construções. Do ponto de vista estrutural, ele tem como propriedade principal sua resistência. O estudo do comportamento do concreto, baseado em estudos conceituais da resistência granular, pode conduzir a um projeto estrutural mais seguro e de melhor utilização do material. Este trabalho expõe os resultados de um estudo conduzido para avaliar os efeitos do tipo, tamanho e teor de agregado graúdo no módulo de deformação do concreto de alta resistência. A mistura de concreto estudada contém agregados de basalto e de granito com dimensões máximas características de 9,5 mm e 19 mm e relação água/cimento de 0,35. O módulo de elasticidade do material foi determinado usando o trecho inicial linear da curva Carga-CMOD (deslocamento de abertura da boca da fissura) no ensaio de flexão com três pontos em viga entalhada no meio do vão, seguindo a proposta do comitê técnico 89-FMT da RILEM (Internacional Union of Testing and Research Laboratories for Materials and Structures).

Keywords : Concreto; agregado; módulo de deformação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese