SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Tribological properties modification of titanium by plasma carbonitridingWeak interfaces in alumina/alumina CMCS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Matéria (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1517-7076

Abstract

BRUSCHI, D.L.; MOEHLECKE, A.; ZANESCO, I.  and  COSTA, R.C.. Desenvolvimento de células solares em silício tipo n com emissor formado por Boro. Matéria (Rio J.) [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 776-787. ISSN 1517-7076.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-70762011000300005.

O Sol é fonte de energia renovável e o seu uso para produzir energia elétrica é uma das alternativas promissoras para enfrentar os desafios energéticos e ambientais do novo milênio. O silício é o segundo elemento mais abundante da Terra. Este material semicondutor é largamente usado na indústria de células solares e dispositivos de microeletrônica e permite a fabricação de dispositivos de alta durabilidade. O silício cristalino tipo n vem despertando o interesse mundial por apresentar menor degradação e maior tempo de vida dos portadores minoritários quando comparado com silício tipo p. O objetivo deste trabalho está centrado no desenvolvimento de um processo de fabricação industrial de células solares p+nn+, pseudoquadradas de 80 mm x 80 mm, em silício crescido por fusão zonal flutuante (Si-FZ) tipo n, com metalização por serigrafia. A região p+ foi produzida a partir de dopante com boro depositado por spin-on e difusão a alta temperatura em forno convencional com tubo de quartzo. A dopagem com boro foi otimizada considerando as características elétricas das células solares. O método consistiu em variar a temperatura de difusão de 900 ºC a 1020 ºC e tempo de difusão do processo de 10 min a 40 min. O processo de passivação de superfície foi avaliado utilizando SiO2 o que demonstrou não ser eficaz para o tipo de célula solar deste trabalho. Os melhores dispositivos foram fabricados com difusão de boro a 1000 ºC por 30 min, sem passivação de superfície, atingindo-se a eficiência de 14,6 %.

Keywords : Células solares; Si-FZ tipo n; emissor com boro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese