SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Failure analysis in polymeric insulatorComparative study of dynamic properties a NiTi alloy with shape memory and classical structural materials author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Matéria (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1517-7076

Abstract

CARDOSO, B. R.; COMELI, F.W.; SANTANA, R. M.  and  FURTADO, H. C.. Previsão de vida em tubos de caldeiras com base na medição da espessura da camada de óxido por ultrassom. Matéria (Rio J.) [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 819-829. ISSN 1517-7076.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-70762011000400003.

Falhas em tubos de caldeiras são as maiores causas de paradas forçadas de unidades de geração termelétrica, sendo que a espessura da camada de óxido, que se forma na parede interna destes tubos é a principal causadora de falhas por sobreaquecimento. A partir dos valores medidos da camada interna de óxidos é possível estimar a vida residual do componente através de correlações com parâmetros já estabelecidos na comunidade científica. O Cepel vem desenvolvendo metodologias para estimativa de vida residual de componentes de caldeiras de usinas termelétricas, seguindo as tendências mundiais e as necessidades de seus clientes no Brasil. Com a recente aquisição de equipamento para detecção de defeitos e medições de espessura via ultrassom, tornou-se possível realizar medidas de espessura tanto da parede das tubulações das caldeiras como da camada interna de óxidos presente nas mesmas. O presente artigo apresenta uma comparação entre os resultados de medições de espessura de camada de óxidos em tubos pela técnica não destrutiva de ultrassom e pela técnica destrutiva de metalografia associada à microscopia ótica, em diferentes faixas de espessura da camada e análise do efeito do acabamento superficial na confiabilidade destes resultados por ultrassom. Finalmente, o trabalho analisa de maneira crítica os resultados de vida remanescente, obtidos a partir da medição espessura de camada de óxido. Para esta análise tomou-se como base tubos de uma mesma unidade geradora com diferentes valores de camada de óxido e com o mesmo tempo de operação.

Keywords : Técnica ultrassônica; Camada de óxido; Vida remanescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese