SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Chemical, physical and mineralogical characterization of Azul Mine manganese lump productUse of statistical techniques to model the flexural strength of ceramic bodies containing granite waste author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Matéria (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1517-7076

Abstract

FLEMING, R.R. et al. Avaliação de blendas de PAN/polímeros biodegradáveis por calorimetria. Matéria (Rio J.) [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 909-918. ISSN 1517-7076.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-70762012000100004.

Blendas de copolímero de poliacrilonitrila (PAN) com polímeros biodegradáveis foram obtidas pelo método convencional da indústria plástica de processamento via extrusão. O processo de produção destes materiais em extrusora convencional era um método que até pouco tempo atrás era inviável de se produzir, devido ao fato do polímero de PAN iniciar um processo de degradação antes de fundir. Porém, foi desenvolvido um processo que consiste na utilização de até 28% em massa de glicerol como plastificante da PAN. O presente trabalho aborda um estudo do comportamento térmico, por meio da técnica de DSC, de um copolímero de PAN na proporção em massa de 94% acrilonitrila (AN) e 6% acetato de vinila (VA) e também deste mesmo copolímero misturado com até 7% em massa dos polímeros biodegradáveis PCL e PHB-HV. Além disso, foi realizado um estudo cinético, por meio do modelo de Kissinger, do evento térmico relacionado à degradação do copolímero de PAN e de suas blendas. O copolímero de PAN-co-VA(6%) apresentou uma energia de ativação de 78 kJ/mol e as blendas com PCL e PHB-HV apresentaram energia de ativação de 79 kJ/mol e 92 kJ/mol, respectivamente.

Keywords : Poliacrilonitrila; polímeros biodegradáveis; comportamento térmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese