SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Caracterização tecnológica de novos depósitos de argilas da região sul do Amapá visando aplicações na indústria CerâmicaInfluência da temperatura de molde associada com o uso de fibra de vidro nas propriedades mecânicas e térmicas do nanocompósito (PA6/FV/MMT) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Matéria (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1517-7076

Resumo

BEZERRA, Elieber Barros et al. Comportamento reológico do Bio-PE e do PCL na presença do PEgAA e PEgMA. Matéria (Rio J.) [online]. 2017, vol.22, n.1, e11798.  Epub 11-Maio-2017. ISSN 1517-7076.  http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620170001.0130.

O reômetro de torque é um equipamento que reproduz em escala laboratorial o processamento de polímeros. Neste equipamento, a velocidade de rotação dos rotores, temperatura e tempo de processamento são parâmetros predeterminados e impostos ao sistema investigado; avalia-se o torque necessário para a fusão, mistura e homogeneização da amostra. Através do gráfico do torque em função do tempo e do gráfico da temperatura em função do tempo de processamento, cujos valores estão relacionados com as propriedades reológicas, estrutura e massa molar das amostras, é possível obter informações sobre o comportamento dos polímeros em fluxo, ou seja, durante o processamento. Neste trabalho, foi investigado o efeito do polietileno graftizado com ácido acrílico (PEgAA) e do polietileno graftizado com anidrido maléico (PEgMA) no biopolietileno (Bio-PE) e no poli(ε-caprolactona) (PCL) por reometria de torque. Foi verificado que o PEgAA e o PEgMA promoveram aumento no torque dos sistemas Bio-PE/PEgAA, Bio-PE/PEgMA, PCL/PEgAA e PCL/PEgMA, possivelmente resultante de interações e/ou reações químicas ocorridas nesses sistemas poliméricos. Espectros de FTIR evidenciaram possíveis interações e/ou reações químicas entre os grupos funcionais dos polímeros grafitizados e o Bio-PE e o PCL. Valores de torque mais altos foram observados nos sistemas com parâmetros de solubilidade (δ) mais próximos, corroborando com os cálculos propostos por Hansen.

Palavras-chave : Bio-PE; PCL; PEgAA; PEgMA; reometria de torque; parâmetro de solubilidade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )