SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Numerical approach of the steel-concrete bond behavior using pull-out models índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Matéria (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1517-7076

Resumo

ALFERES FILHO, Ricardo dos Santos; MONTE, Renata  e  FIGUEIREDO, Antonio Domingues de. Avaliação do grau de orientação de fibras de aço induzida na moldagem de elementos planos com concreto autoadensável. Matéria (Rio J.) [online]. 2019, vol.24, n.2, e12340.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1517-7076.  https://doi.org/10.1590/s1517-707620190002.0655.

O uso de concreto autoadensável (CAA) aliado ao concreto reforçado com fibras (CRF) tem sido objeto de várias pesquisas recentes. A combinação da fluidez do CAA com o uso de fibras aumenta a probabilidade de que, no processo de lançamento, seja possível causar orientação preferencial nas fibras, inclusive em elementos planos. Isto pode ser benéfico ou prejudicial ao desempenho estrutural, uma vez que a capacidade resistente pós-fissuração do CRF depende fortemente da disposição e orientação das fibras. Devido a isso, é necessário o desenvolvimento de metodologia que possibilite avaliar esta condição. O uso de ensaios especiais, como o indutivo, pode ser uma ferramenta de controle que auxilie na compreensão da influência das condições de moldagem na orientação das fibras. No entanto, não há muitas pesquisas voltadas à parametrização desta condição em elementos planos. Este estudo traz como objetivo a demonstração da efetividade de utilização do ensaio indutivo em testemunhos cúbicos extraídos de uma placa moldada com concreto autoadensável reforçado com fibras de aço. Como resultado, o ensaio indutivo permitiu medir a variação na concentração de fibras em cada testemunho e, através da orientação de fibras medida em cada cubo, traçar linhas de fluxo que apontem a influência da moldagem na orientação preferencial das fibras.

Palavras-chave : Orientação de fibras; Ensaio indutivo; planos; Concreto autoadensável reforçado com fibras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )