SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Efeito da adição de resíduos da construção e demolição (RCD) nas propriedades hidromecânicas de um solo areno-argilosoAnálise das propriedades físicas e mecânicas de blocos de concreto prensados sem função estrutural com incorporação de PET reciclado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Matéria (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1517-7076

Resumo

CASTRO, Carlos Eduardo Neves de et al. Comportamento mecânico de solo argiloso estabilizado com resíduo de vidro pulverizado em moinho de alta energia e de bolas. Matéria (Rio J.) [online]. 2019, vol.24, n.2, e12356.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1517-7076.  https://doi.org/10.1590/s1517-707620190002.0671.

A capital do Estado Amazonas apresenta dificuldades na construção de pavimentos devido à predominância superficial de argila em seu perfil geotécnico. Tal material mostra-se inadequado para a construção de subcamadas dessas estruturas urbanas. Avaliou-se, no presente estudo, o comportamento mecânico do solo argiloso típico de Manaus-AM na sua condição natural e quando misturado a 5% de resíduos de vidro fragmentado em dois tipos de moinho (bolas e de alta energia), a fim de melhorar suas propriedades geotécnicas. Caracterizou-se o material “in natura” e suas composições alusivo às propriedades físicas (limite de liquidez, limite de plasticidade, granulometria e compactação), bem quanto a mineralogia do solo. Determinou-se, segundo o ensaio de cisalhamento direto e pelo critério de ruptura de Coulomb, a coesão e o ângulo de atrito interno do solo argiloso e das composições solo+5% de vidro moído em moinho de bolas e solo+5% vidro moído em moinho de alta energia. Os resultados mostraram que houve significativa melhora nas propriedades do solo regional quando aditivado pelo resíduo, do ponto de vista físico e mecânico, com ênfase quando da participação do material pulverizado no moinho de alta energia. Portanto, o resíduo de vidro apresenta potencial para ser utilizado como estabilizante granulométrico na execução de vias rodoviárias, além de uma alternativa ambiental para a disposição de tais materiais.

Palavras-chave : solo; resíduo de vidro; moinho de alta energia; coesão; ângulo de atrito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )