RESUMO
Na construção civil, um problema ambiental recorrente é a geração e disposição de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) de obras. A utilização do RCD como agregados na composição de concreto asfáltico, do tipo Pré Misturado a Frio (PMF), torna possível a execução de pavimentos rodoviários de baixo tráfego. Diante desses fatos, este artigo propõe avaliar a viabilidade técnica de materiais reciclados, por meio de ensaios de caracterização laboratoriais e dosagens de concreto asfáltico, substituindo agregados naturais por reciclados, em misturas de concreto asfáltico a serem utilizadas como camada de revestimento em um pavimento. Na pesquisa, foram realizadas análises de caracterização física do material reciclado; caracterização química e mineralógica do fíler RCD (DRX, FRX, EDS e MEV); e análises de dosagens Marshall do concreto asfáltico do tipo PMF, variando os teores de emulsão asfáltica (EAP) em 6%, 7%, 8% e 9%, em cada concepção proposta no estudo. Os resultados químicos e mineralógicos indicaram teores significativos de sílica, ferro e alumínio, caracterizando a origem predominantemente de cerâmica no material do RCD. Analisando-se os parâmetros volumétrcios da metodologia Marshall, verificou-se a interação de teores de emulsão com as propriedades de estabilidade, volume de vazios, densidade e relação betume vazios, constatando-se um desempenho inferior do concreto com agregados RCD, porém, condizentes com os parâmetros aceitáveis da norma Marshall de dosagem. Desse modo, foi possível constatar o expressivo potencial (econômico e ambiental) do uso do RCD na composição de concretos asfálticos a frio, como camadas de revestimento asfáltico, em pavimentos de baixo tráfego.
Palavras-chave
Agregados reciclados; Pavimentação asfáltica; Camadas de revestimento