SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Reproducibility of a simplified microbiological test formutans streptococci author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

AVILA-CAMPOS, Mario Julio et al. Fatores de virulência do Actinobacillus actinomycetemcomitans: outros possíveis fatores. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2000, vol.14, n.1, pp. 05-11. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912000000100002.

Actinobacillus actinomycetemcomitans está implicado como o agente etiológico da periodontite juvenil localizada. Este organismo possui inúmeros fatores de virulência que podem interferir no reparo tissular. 50 isolados de A. actinomycetemcomitans de pacientes com periodontite foram examinados para avaliar outros possíveis fatores de virulência. Neste estudo, foi avaliada a produção de cápsula, DNase, coagulase, fibrinolisina, atividade proteolítica, hemolisina e bacteriocina, assim como hemaglutinação, sensibilidade ao soro, aderência às células epiteliais, hidrofobicidade e virulência de A. actinomycetemcomitans. Todos os isolados foram resistentes para todos os tipos de soro utilizados. 70% a 94% dos isolados foram alfa-hemolíticos e aglutinaram todos os tipos sanguíneos. A maioria dos isolados produziu substâncias antagonistas e apresentaram baixa hidrofobicidade. Nenhum dos isolados foi patogênico para camundongos. Pouco se sabe, sobre a ação e como esses fatores podem agir no desenvolvimento da doença periodontal, sendo necessários estudos adicionais para uma aplicação em termos de sistemática e de patogênese.

Keywords : Actinobacillus actinomycetemcomitans; Fatores de virulência; Doença periodontal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English