SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Virulence factors of Actinobacillus actinomycetemcomitans: other putative factorsBacteremia following dental extraction and two methods of intra-oral antisepsis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

PINELLI, Camila; LOFFREDO, Leonor de Castro Monteiro  and  SERRA, Mônica Campos. Reprodutibilidade de um teste microbiológico para estreptococos do grupo mutans. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2000, vol.14, n.1, pp. 13-18. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912000000100003.

Com o desenvolvimento de testes microbiológicos salivares simplificados tornou-se mais prático o diagnóstico de pacientes com baixa atividade, porém com alto risco de cárie. O propósito desta pesquisa foi avaliar a reprodutibilidade do CARITEST-SM®, um teste específico para estreptococos do grupo mutans. Catorze voluntários participaram do estudo. A produção de saliva foi estimulada com uma goma de mascar inerte e coletada até a obtenção do volume suficiente para a execução de dois testes - pertencentes a dois conjuntos de lotes diferentes de "kits" CARITEST-SM® (1 e 2) - aplicados para um mesmo indivíduo. Dois examinadores calibrados realizaram a leitura de forma independente e cega, classificando os resultados de duas maneiras: escores de 1 a 6, conforme recomenda o fabricante, e conforme a classificação quanto à contagem microbiológica, baixa e alta. Foi aplicada a estatística Kappa, segundo Light. Os resultados de concordância, conforme 6 escores, mostraram valores distintos para o conjunto dos "kits" 1 e para o conjunto dos "kits" 2, valendo, respectivamente, k = 0,57 e k = 0,21. Em relação à classificação conforme a contagem microbiológica, alta e baixa, os resultados foram k = 1,00, para o conjunto dos "kits" 1, ek = 0,55, para o conjunto dos "kits" 2. Assim, estes índices de concordância mostraram que a diferença no lote exerceu uma variabilidade no resultado. Além disso, houve maior concordância interexaminador quando se utilizou a classificação conforme a contagem microbiológica alta e baixa.

Keywords : Testes microbiológicos; Saliva; Cárie dentária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese