SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The influence of gender and age on the prevalence of periodontal pocketsPulpal response of dogs primary teeth to an adhesive system or to a calcium hydroxide cement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

FREIRE, Maria do Carmo Matias; MACEDO, Raquel Adorno  and  SILVA, Welder Humberto da. Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos pediatras em relação à saúde bucal. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2000, vol.14, n.1, pp. 39-45. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912000000100008.

A equipe de saúde tem um importante papel na educação em saúde bucal da população. O objetivo do presente estudo foi investigar o nível de conhecimento, atitudes e práticas dos médicos pediatras em relação à cárie. Um total de 96 médicos pediatras que atuam no serviço público de Goiânia - GO responderam ao questionário. Destes, 94,8% e 96,9% relataram que possuem informação sobre a etiologia e prevenção da cárie, respectivamente; e 88,5% examinam os dentes durante suas consultas e orientam os pais das crianças. A higiene oral e o uso de flúor foram os métodos de prevenção mais citados, enquanto o papel do açúcar na etiologia da cárie foi reconhecido por poucos médicos. A maioria concordaram que os pediatras, juntamente com os cirurgiões-dentistas, devem atuar na educação em saúde bucal dos pacientes, mas apenas 24,0% da amostra consideraram seu próprio nível de informação satisfatório. Concluiu-se que há necessidade de um maior esclarecimento aos médicos pediatras sobre o papel da dieta na cárie dental, para que informações mais corretas sejam repassadas aos pais.

Keywords : Pediatria; Saúde bucal; Cárie dentária; Prevenção; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese