SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Knowledge, attitudes and practice of pediatricians in relation to oral healthUse of a glass ionomer cement as an occlusal sealant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

RIBEIRO, Rosângela Almeida; MYAKI, Silvio Issáo; GIOSO, Marco Antônio  and  ARAUJO, Ney Soares de. Resposta pulpar de dentes decíduos de cães a um sistema adesivo ou ao cimento de hidróxido de cálcio. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2000, vol.14, n.1, pp. 47-52. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912000000100009.

O objetivo deste estudo foi de avaliar a resposta pulpar de dentes decíduos de cães à um sistema adesivo ou a um cimento de hidróxido de cálcio após exposição mecânica da polpa. Foram utilizados três cães sem raça definida, e nestes foram realizados dez preparos cavitários classe V. Uma exposição pulpar mecânica foi produzida com uma sonda exploradora esterilizada, na porção central de cada cavidade. A hemorragia foi controlada com "bolinhas" de algodão esterilizadas. O esmalte, dentina e local da exposição pulpar de cinco dentes foram condicionados com ácido fosfórico a 35%, seguido da aplicação de um sistema adesivo (Scotchbond Multi-Uso - 3M). Nos outros cinco dentes, um cimento de hidróxido de cálcio (Hydro C - Dentsply) foi aplicada no local da exposição pulpar antes da aplicação do mesmo sistema adesivo. Todos os dentes foram restaurados com uma resina composta (Z-100 - 3M). Após 7, 30 ou 45 dias os cães foram anestesiados e perfundidos com solução salina seguida de uma solução de formalina neutra tamponada. A maxila e a mandíbula foram seccionadas em três partes e estocadas em uma solução para desmineralização. Após a desmineralização óssea, todos os dentes foram cortados, incluídos em parafina e seccionados longitudinalmente. A seguir todos os dentes foram corados com hematoxilina e eosina e observados em microscópio de luz. Os resultados demonstraram a presença e persistência de uma resposta inflamatória de diferentes intensidades nos três períodos experimentais. Não houve variação na resposta inflamatória pelos diferentes tratamentos propostos.

Keywords : Polpa dentária; Sistema adesivo; Hidróxido de cálcio; Dente decíduo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English