SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Use of a glass ionomer cement as an occlusal sealantMicrohardness of composite resins: effect of photocuring units and polymerization periods in different depths author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

FIALHO, Elizangela Soares et al. Avaliação da infiltração marginal de restaurações de amálgama: mercúrio versus gálio. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2000, vol.14, n.1, pp. 59-63. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912000000100011.

As restaurações de amálgama sofrem hoje uma série de questionamentos em relação a presença de mercúrio na sua composição e ligas alternativas foram desenvolvidas para a substituição desse material. Neste estudo avaliamos a infiltração marginal de duas ligas de amálgama (com mercúrio e com gálio) conjuntamente com dois sistemas adesivos (PAAMA e Scotchbond Multi-Uso Plus) em cavidades de classe V (margens em esmalte e cemento). Foram utilizados dentes humanos que após serem restaurados foram termociclados (500 ciclos, 5ºC-55ºC, 15 s em cada banho) e inseridos em corante (azul de metileno) e então desgastados e avaliados. Os escores foram compilados e submetidos a análise estatística (teste de Kruskal-Wallis com significância de 1%). Baseados nos resultados encontrados, pode-se concluir que houve diferença significante entre os adesivos utilizados, sendo melhor o sistema Scotchbond Multi-Uso Plus, não havendo diferença estatística entre as ligas de amálgama e nem entre as paredes.

Keywords : Amálgama dentário; Gálio; Infiltração dentária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese