SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Evaluation of marginal leakage of amalgam restorations: mercury versus galliumStudy of the viability of the direct preparation of lingual rest seats in maxillary central incisors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

SANTOS, Luciana Aily; TURBINO, Míriam Lacalle; YOUSSEF, Michel Nicolau  and  MATSON, Edmir. Microdureza de resina composta: efeito de aparelhos e tempos de polimerização em diferentes profundidades. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2000, vol.14, n.1, pp. 65-70. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912000000100012.

As propriedades das resinas compostas têm sido estudadas com freqüência, bem como os fatores que podem influenciar seu grau de polimerização. Diante da evolução desses materiais e da necessidade de buscarmos melhora do seu comportamento na cavidade bucal, objetivamos, por meio deste estudo avaliar a eficácia de dois aparelhos fotopolimerizadores do tipo pistola (de alta intensidade de luz), comparando com a de um aparelho a cabo (de baixa intensidade de luz), com tempos de exposição de 20 e de 40 segundos e em profundidades de 1 a 4 milímetros. Os testes avaliaram o grau de polimerização da resina por meio de testes de microdureza Knoop. Os resultados mostraram haver diferença estatisticamente significante entre os tempos, sendo que com 40 segundos a dureza foi maior que com 20 segundos para as 4 diferentes profundidades. Para o fator aparelhos, os dois aparelhos tipo pistola se comportaram superiores ao do tipo cabo Fibralux (Dabi Atlante), e entre eles, o XL 1500 (3M) promoveu dureza maior que o Optilight II (Gnatus) no tempo de polimerização de 40 segundos. As profundidades de 1, 2, 3 e 4 milímetros mostraram estatisticamente diferença entre si tendo sido encontrada maior dureza para as menores profundidades (p < 0,05).

Keywords : Resinas compostas; Materiais dentários; Dureza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese