SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Microhardness of composite resins: effect of photocuring units and polymerization periods in different depthsOral manifestations in HIV - infected patients in a Brazilian population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

ALENCAR, José Freire de; ZANETTI, Artêmio Luiz; NOVELLI, Moacyr D.  and  COSTA, Bruno. Estudo da viabilidade do preparo direto para descanso de cíngulo em incisivo central superior. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2000, vol.14, n.1, pp. 71-78. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912000000100013.

Esta pesquisa teve como finalidade estudar a viabilidade do preparo direto para descanso em cíngulo de incisivo central superior, por intermédio de processamento de imagem. Foram reproduzidos dez dentes íntegros, montados em um suporte de alumínio com resina acrílica e distribuídos entre cinco especialistas, que executaram os preparos para descanso. Em seguida, os corpos-de-prova foram cortados ao longo de suas coroas, tendo como guia um corte inicial, feito no centro da borda incisal de cada dente. O preparo foi então dimensionado, estabelecendo-se medidas lineares e angulares que permitissem uma análise comparativa entre o perfil original do dente e aquele após o preparo, enquanto se determinava a perfuração ou não da camada de esmalte. Todas as observações foram feitas, digitalizando-se os perfis e processando as imagens num programa específico. Dos cinqüenta modelos preparados, seguindo critérios estabelecidos, trinta e três perfuraram a camada de esmalte. Sendo assim, o incisivo central superior não está indicado para receber preparo direto para descanso de cíngulo.

Keywords : Prótese parcial removível; Descanso; Resinas compostas; Processamento de imagens assistida por computador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese