SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Túbulos dentinários na dentina coronária de incisivos decíduos não-irrompidosEstudo biométrico da largura, comprimento e profundidade da pre-furca dos segundos molares inferiores de humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Odontológica Brasileira

versão impressa ISSN 1517-7491

Resumo

GRANDO, Liliane Janete et al. Manifestações estomatológicas, contagem de linfócitos T-CD4+ e carga viral de crianças brasileiras e norte-americanas infectadas pelo HIV. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2002, vol.16, n.1, pp. 18-25. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912002000100004.

A prevalência de manifestações estomatológicas associadas à infecção pelo HIV foi avaliada em 184 crianças de ambos os sexos, da faixa etária de zero a 13 anos de idade, atendidas nos Ambulatórios de AIDS Pediátrica do Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) da UFRGS, ambos em Porto Alegre, RS, Brasil e no Centro Pediátrico para Doenças Infecciosas do Hospital Universitário e Departamento de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Nova Iorque (SUNY) em Stony Brook, Nova Iorque, EUA, no período de janeiro de 1999 a maio de 2000. A freqüência de crianças brasileiras (72,73%) e norte-americanas (53,66%) com manifestações estomatológicas associadas à infecção pelo HIV foi estatisticamente significativa, com destaque para linfadenopatia cérvico-facial, aumento de volume das parótidas, candidíase eritematosa, petéquias, gengivite, xerostomia e queilite angular. As crianças com manifestações estomatológicas apresentaram contagens médias de linfócitos T-CD4+ próximas à normalidade e carga viral alta.

Palavras-chave : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Manifestações bucais; HIV; Linfócitos T-CD4 positivos; Carga viral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português