SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Influence of post-fixation time on shear bond strength of brackets fixed with different bonding materialsSelf-efficacy as a mediator of improvement in oral health clinical indices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

MENEGHIM, Marcelo de Castro; PEREIRA, Antonio Carlos  and  SILVA, Fábio Rodrigo Biasin. Prevalência de cárie radicular e condição periodontal em uma população idosa institucionalizada de Piracicaba - SP. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2002, vol.16, n.1, pp. 50-56. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912002000100009.

A evolução dos procedimentos preventivos e curativos em Odontologia, verificados nas duas últimas décadas, levou a uma maior longevidade dos elementos dentários, acarretando com isso, uma maior demanda por tratamento periodontal e, em especial, cárie radicular no paciente idoso. O presente estudo teve como objetivo verificar as condições periodontais e lesões radiculares, de uma amostra de população institucionalizada do município de Piracicaba - SP. Nesse estudo, foram examinados 151 idosos com idade entre 54 e 93 anos. Os sextantes foram examinados e classificados do ponto de vista de saúde periodontal, necessidade de tratamento periodontal, presença de retração gengival e lesões radiculares, utilizando-se como critérios os indicadores da OMS (1999). Comparando-se duas faixas etárias: de pacientes com idade entre 50 e 75 anos e pacientes com idade acima de 75 anos, constatou-se que há um aumento na prevalência de lesões de cárie e outras afecções radiculares, como erosão e abrasão, indicando aumento na susceptibilidade a tais lesões com o passar da idade.

Keywords : Odontologia geriátrica; Epidemiologia; Cárie radicular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese