SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Dissecação de lesões cariosas: nova técnica de estudo histopatológico tridimensionalPrevalência de periodontite agressiva em adolescentes e adultos jovens do Vale do Paraíba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Odontológica Brasileira

versão impressa ISSN 1517-7491

Resumo

OLIVEIRA, Marcilio Dias Chaves de; SOUZA, Lélia Batista de; PINTO, Leão Pereira  e  FREITAS, Roseana de Almeida. Estudo imuno-histoquímico de componentes da membrana basal em cistos odontogênicos. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2002, vol.16, n.2, pp. 157-162. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912002000200011.

Com o objetivo de observar o padrão de distribuição de proteínas da membrana basal de cistos odontogênicos, foi realizado um estudo imuno-histoquímico em dez espécimes de cisto radicular, dez cistos dentígeros e dez ceratocistos odontogênicos, por meio do uso de anticorpos antilaminina e anticolágeno IV. Os resultados mostraram uma marcação linear fraca e descontínua nos ceratocistos, tanto da laminina, quanto do colágeno IV, enquanto nos cistos radiculares, esta marcação foi mais intensa e contínua. Nos cistos dentígeros, foi observado um padrão intermediário, tendendo mais ao observado nos ceratocistos. Nossos resultados sugerem que, através da fraca expressão das proteínas de membrana basal observada nos ceratocistos odontogênicos, possíveis modificações nas relações interativas entre o epitélio e o tecido conjuntivo adjacente devem acontecer, o que poderia contribuir, em parte, para o padrão de crescimento mais agressivo exibido por este tipo de cisto.

Palavras-chave : Cistos odontogênicos; Laminina; Colágeno; Membrana basal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português