SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Cytogenetic biomonitoring of Brazilian dentists occupationally exposed to low doses of X-radiation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

CAVALCANTI, Marcelo de Gusmão Paraiso  and  ANTUNES, José Leopoldo Ferreira. Processamento de imagens em 3D-TC para análise qualitativa e quantitativa de cistos e tumores maxilo-faciais. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2002, vol.16, n.3, pp. 189-194. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912002000300002.

O presente trabalho consiste em um estudo associativo e comparativo entre as técnicas de superfície e volume para a reconstrução de imagens em três dimensões (3D) utilizando tomografia computadorizada (TC). Foram realizadas tomografias computadorizadas em espiral de 20 pacientes com cistos e tumores do complexo maxilo-facial para análise qualitativa e quantitativa, utilizando métodos de superfície e de volume em 3D. A comparação interexaminadores apresentou erro padrão percentual menos elevado para a técnica de volume (1,94%) que para a técnica de superfície (4,38%), indicando a maior reprodutibilidade do primeiro método. As medidas obtidas pela técnica de volume foram em média 6,28% mais elevadas que as medidas obtidas pela técnica de superfície. A técnica de volume apresentou sensibilidade mais elevada que a técnica de superfície na identificação das lesões do complexo maxilo-facial. A técnica de volume em 3D-TC, utilizando a metodologia da computação gráfica, apresentou maior reprodutibilidade e sensibilidade para o diagnóstico, planejamento e acompanhamento do tratamento, principalmente das lesões com comprometimento intra-ósseo.

Keywords : Tomografia computadorizada por raios X; Processamento de imagens assistido por computador; Face; Cistos; Neoplasias.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English