SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue33D-CT imaging processing for qualitative and quantitative analysis of maxillofacial cysts and tumorsCaries prevalence and risk factors among children aged 0 to 36 months author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

MIYAJI, Cintia Kaori  and  COLUS, Ilce Mara de Syllos. Monitorização citogenética de dentistas brasileiros ocupacionalmente expostos a baixos níveis de radiação X. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2002, vol.16, n.3, pp. 196-201. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912002000300003.

A exposição à radiação ionizante pode causar aberrações cromossômicas (AC) em células somáticas ou germinativas dos indivíduos expostos, podendo levar a manifestações de doenças como os cânceres. Este trabalho teve como objetivo avaliar a freqüência de AC em linfócitos obtidos através de cultura temporária do sangue periférico de dentistas de Londrina (Paraná - Brasil), com mais de dez anos de trabalho com raios X. Os resultados obtidos do grupo experimental foram comparados com um grupo controle negativo pareado, que nunca se expôs ocupacionalmente aos raios X. Todos os indivíduos, dentistas e controles, responderam a um questionário pessoal, a partir do qual foi obtido um perfil de cada grupo. Após as culturas, as lâminas foram confeccionadas, coradas com solução de Giemsa e foram analisadas de 100 a 200 células metafásicas por indivíduo, anotando-se as freqüências e tipos de AC encontrados. Não foi necessária a realização de testes estatísticos para avaliação desses parâmetros. A análise dos índices mitóticos (IM) não indicou diferenças significantes (p < 0,05) entre os indivíduos dos grupos expostos e controle. Os fatores de variação analisados não influenciaram os resultados obtidos para o IM e freqüência de AC.

Keywords : Aberrações cromossômicas; Exposição ocupacional; Índice mitótico; Condutas na prática dos dentistas; Raios X.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English