SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Correlation between TNM classification, histological grading and anatomical location in oral squamous cell carcinomaMicro-morphological analisys of enamel and dentin exposed to picosecond-pulsed Nd: YAG laser author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

REIS, Silvia Regina de Almeida et al. Efeito genotóxico do etanol em células da mucosa bucal. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2002, vol.16, n.3, pp. 221-225. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912002000300007.

O etanol é um dos agentes químicos relacionados ao desenvolvimento de neoplasias malignas bucais. Os micronúcleos são porções de cromatina que permanecem próximas ao núcleo, resultantes de mitoses aberrantes após a ação de agentes genotóxicos. Dessa forma, sua ocorrência reflete o grau de exposição celular a carcinógenos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a freqüência de micronúcleos em células esfoliadas da língua e da mucosa jugal de indivíduos dependentes químicos de etanol. A amostra constou de células esfoliadas da língua e da mucosa jugal de 40 indivíduos alcoólatras não fumantes e de 20 abstêmios de álcool e fumo. As células obtidas foram coradas pelo método de Feulgen e contracoradas pelo "Fast Green". Observou-se um aumento estatisticamente significativo da freqüência de micronúcleos em células esfoliadas da língua no grupo de indivíduos expostos ao etanol em relação ao grupo controle (p < 0,01). A freqüência de micronúcleos em células esfoliadas da mucosa jugal apresentou-se maior no grupo de indivíduos alcoólatras quando comparado ao grupo controle, porém não houve diferença estatisticamente significante (p > 0,05). Conclui-se, portanto, que o consumo excessivo de etanol promove alterações efetivas em células da mucosa bucal, mesmo na ausência de exposição ao fumo. Tais alterações apresentam-se mais expressivas no bordo lateral de língua, um sítio mais exposto à ação de carcinógenos quando comparado à mucosa jugal.

Keywords : Neoplasias bucais; Etanol; Micronúcleos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese