SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Evaluation of pH variation and cervical dentin permeability in teeth submitted to bleaching treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

SILVA, Cláudia Helena Lovato da; PARANHOS, Helena de Freitas Oliveira  and  ITO, Isabel Yoko. Evidenciadores de biofilme em prótese total: avaliação clínica e antimicrobiana. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2002, vol.16, n.3, pp. 270-275. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912002000300015.

Este trabalho avaliou a capacidade em corar, a facilidade de remoção e a ação antimicrobiana de evidenciadores de biofilme dental em prótese total. A capacidade em corar foi avaliada por método visual aplicando-se evidenciadores sobre a superfície interna da prótese total superior. Após fotografia, as próteses coradas foram escovadas (escova e dentifrício específicos para prótese total) e novamente fotografadas. Os diapositivos foram projetados em folhas de papel (aumento de 10 X); as áreas total e corada das próteses contornadas com grafite, recortadas e pesadas, para obtenção, em porcentagem, dos resultados da facilidade de remoção. A ação antimicrobiana foi avaliada pelo método de difusão em ágar e os resultados obtidos pela medida dos aros e halos de inibição formados. A melhor capacidade em corar foi apresentada pelo azul de metileno (0,05%), eritrosina (5%), fluoresceína sódica (1%), Replak e vermelho neutro (1%). Eosina (1%), fluoresceína sódica (1%) e eritrosina (5%) apresentaram a maior facilidade de remoção. Não apresentaram ação antimicrobiana eosina (1%), eritrosina (5%), fluoresceína sódica (1%), proflavina (0,3%), Replak e vermelho neutro (1%). As soluções que apresentaram maior capacidade de corar, facilidade de remoção e ausência de ação antimicrobiana, requisitos necessários para auxiliar estudos que avaliam métodos de higiene e de orientação aos pacientes, foram eosina (1%), vermelho neutro (1%) e eritrosina (5%).

Keywords : Prótese total; Biofilmes; Pigmentos; Resinas acrílicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese