SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Efeito da doença periodontal induzida por ligadura na prenhez de ratas WistarEfeito de tratamentos profiláticos na rugosidade superficial de tecidos dentais e de dois materiais restauradores estéticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Odontológica Brasileira

versão impressa ISSN 1517-7491

Resumo

GALVAO, Mariane Ponzio de Azevedo et al. Considerações metodológicas sobre estudos descritivos de doença periodontal induzida em ratos. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2003, vol.17, n.1, pp. 56-62. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912003000100011.

O objetivo do presente estudo foi apresentar a técnica e um método de descrição das características histológicas da doença periodontal induzida em ratos. Fez-se indução de periodontite com uso de ligaduras, com ou sem dieta rica em sacarose. Vinte e quatro ratos Wistar fêmea adultos (60 dias) foram divididos em quatro grupos: Grupo 1, ou controle (recebeu dieta padrão), Grupo 2 (recebeu ligadura ao redor dos segundos molares superiores e dieta padrão), Grupo 3 (recebeu dieta rica em sacarose) e Grupo 4 (recebeu ligadura ao redor dos segundos molares superiores e dieta rica em sacarose). Os animais foram acompanhados por um período de 30 dias, ao final do qual foram sacrificados. Os segundos molares superiores foram removidos e processados; fez-se análise histológica por método descritivo, dicotômico. Os resultados foram analisados pelo teste exato de Fisher (nível de significância de 95%) e pelo teste do resíduo, que mostrou a relação entre grupos e características histológicas. Os animais com ligadura (Grupos 2 e 4) mostraram características histológicas de periodontite, enquanto animais sem ligaduras não apresentaram sinais de destruição periodontal. O uso de ligaduras, no presente estudo, foi capaz de promover processo inflamatório crônico nos ratos, independentemente do tipo de dieta. A análise fatorial de correspondência serviu como método para mostrar tais características, sendo mais uma ferramenta para uso em pesquisa básica.

Palavras-chave : Análise fatorial; Periodontite; Ligadura; Ratos; Histologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês