SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4The influence of low-level laser therapy on biomodulation of collagen and elastic fibers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

TEOFILO, Juliana Mazzonetto et al. Comparação entre dois protocolos experimentais para promover osteoporose no osso maxilar e na tíbia proximal de ratas. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2003, vol.17, n.4, pp. 302-306. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912003000400002.

Comparou-se o efeito de dois protocolos experimentais (ovariectomia associada ou não à dieta pobre em Ca++) utilizados para promover osteoporose em maxila e metáfise proximal de ratas, nos períodos de 5 e 11 semanas pós-cirurgia. Ratas Wistar foram ovariectomizadas ou submetidas à cirurgia simulada. Metade das ratas ovariectomizadas recebeu dieta pobre em Ca++ (ovx*) e as demais (ovx), assim como as que sofreram falsa cirurgia, receberam dieta comercial. Foram coletados o osso maxilar (após extração dos molares) e a metáfise proximal da tíbia para medidas do peso seco (60ºC/12 h) e do da cinza óssea (700ºC/14 h), utilizada para dosagem de Ca++ (método colorimétrico). Cinco semanas após a cirurgia, não se observaram alterações nos parâmetros investigados no grupo ovx, enquanto no grupo ovx* houve redução da massa óssea da metáfise proximal (17%) e da maxila (35%). Após 11 semanas, o grupo ovx apresentou 14% de redução da massa óssea da metáfise proximal, mas não da maxila, enquanto no grupo ovx* observou-se diminuição de 30% em ambos os segmentos ósseos. A concentração de Ca++ na cinza não se alterou em nenhuma condição experimental. Os resultados mostram que apenas a deficiência de estrógeno não é suficiente para provocar osteoporose maxilar em ratas num período de até 11 semanas, mas que nesse período já se observa seu efeito deletério na massa da metáfise proximal. Quando se associa a ovariectomia à dieta pobre em Ca++, observa-se diminuição da massa óssea após 5 semanas, 2 vezes maior na maxila do que na metáfise proximal da tíbia.

Keywords : Osteoporose; Tíbia; Maxila; Ovariectomia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English