SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4The influence of low-level laser therapy on biomodulation of collagen and elastic fibersEffectiveness of EDTA and EDTA-T brushingm on the removal of root surface smear layer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

PANNUTI, Claudio Mendes et al. Efeito clínico de um dentifrício herbal no controle de placa e gengivite: estudo duplo-cego. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2003, vol.17, n.4, pp. 314-318. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912003000400004.

O objetivo deste ensaio clínico aleatório duplo-cego foi avaliar o efeito do dentifrício Paradontax na redução de placa e gengivite. Os sujeitos da pesquisa foram aleatoriamente arrolados em grupo teste (n = 15, Paradontax) e grupo controle (n = 15, dentifrício convencional com flúor). A quantidade de placa foi aferida por meio do Índice de Placa de Quigley & Hein modificado por Turesky (IP), e o grau de gengivite, pelo Índice Gengival (IG). Os participantes foram orientados a escovar os dentes com o dentifrício três vezes ao dia, por 21 dias. Não houve diferença significativa entre os grupos com relação aos valores medianos de IP e IG no início do estudo e após 21 dias. Não houve redução significativa no IP dos grupos teste e controle. No entanto, houve uma redução significativa no IG no grupo teste. Os resultados levaram à conclusão de que não houve diferença entre os dois dentifrícios com relação à redução de placa e gengivite.

Keywords : Dentifrícios; Placa dentária; Gengivite.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English