SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Effectiveness of EDTA and EDTA-T brushingm on the removal of root surface smear layerEffects of oral environment stabilization procedures on counts of Candida spp. in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

TENUTA, Livia Maria Andaló et al. Efeito do acúmulo de placa e de fatores salivares na desmineralização do esmalte e composição da placa dental in situ. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2003, vol.17, n.4, pp. 326-331. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912003000400006.

Este estudo foi realizado para avaliar o efeito de alguns fatores salivares e da composição da placa dental na progressão da cárie in situ. O fluxo salivar, a capacidade tampão e os níveis de estreptococos mutans na saliva de 13 voluntários foram determinados inicialmente. Durante 3 períodos distintos de 4, 7 e 10 dias, eles utilizaram um dispositivo palatino contendo 4 blocos de esmalte bovino. Dez vezes ao dia, uma solução de sacarose a 20% foi gotejada sobre os blocos de esmalte. Durante o experimento, os voluntários utilizaram um dentifrício não fluoretado. Estreptococos mutans (EM), cálcio (Ca) e polissacarídeos insolúveis (PI) foram quantificados na placa formada sobre os blocos após cada período. A desmineralização do esmalte foi avaliada através de microdureza de superfície, e a porcentagem de perda de dureza de superfície (%PDS) foi calculada em relação aos valores de dureza iniciais. Houve desmineralização do esmalte após cada período de acúmulo de placa (p < 0,05) e a %PDS aumentou com o tempo (de 13,8 para 48,3%). As concentrações de Ca e PI na placa dental não foram diferentes entre os tempos experimentais, mas correlações significantes foram encontradas entre elas e a %PDS. Os fatores salivares avaliados inicialmente e os níveis de estreptococos mutans na placa não apresentaram correlação estatisticamente significante com a %PDS. Os resultados mostraram que a desmineralização do esmalte depende do tempo e está mais relacionada à composição do biofilme formado do que aos fatores salivares estudados.

Keywords : Placa dentária; Desmineralização do dente; Esmalte dentário; Streptococcus mutans; Saliva.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English