SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Effect of plaque accumulation and salivary factors on enamel demineralization and plaque composition in situEffect of the number of thermocycles on microleakage of resin composite restorations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

REGO, Marcos Augusto do; KOGA-ITO, Cristiane Yumi  and  JORGE, Antonio Olavo Cardoso. Efeitos da adequação do meio bucal na contagem de Candida spp. em crianças. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2003, vol.17, n.4, pp. 332-336. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912003000400007.

O efeito da adequação de meio sobre contagens de Candida spp. na cavidade bucal tem sido pouco discutido e nenhum resultado conclusivo foi encontrado na literatura. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi verificar os efeitos da adequação de meio bucal, utilizando cimento de óxido de zinco e eugenol e cimento de ionômero de vidro, sobre contagens desses microorganismos em crianças. Foram coletados enxágües bucais de 30 meninos e 30 meninas com idades entre quatro e dez anos, positivos para Candida na saliva, obtendo-se a contagem inicial. As crianças foram divididas ao acaso em dois grupos e procedeu-se à adequação de meio utilizando um dos cimentos a serem testados. Uma semana depois, novo enxágüe bucal foi coletado, obtendo-se, dessa forma, a contagem final de Candida spp. Uma redução expressiva nas contagens foi observada em ambos os grupos. Os dois materiais testados foram eficazes na diminuição das contagens de Candida, e diferenças estatisticamente significantes foram observadas entre as contagens inicial e final nos dois grupos. Considerando o percentual de redução, o cimento de óxido de zinco e eugenol apresentou resultados mais favoráveis, promovendo uma redução de 70%, ao passo que para o cimento de ionômero de vidro esse valor foi de 46%. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que a adequação de meio é um procedimento eficaz na redução das contagens de Candida spp. na cavidade bucal, especialmente quando o cimento de óxido de zinco e eugenol é utilizado.

Keywords : Candida; Cimento de óxido de zinco e eugenol; Cimentos de ionômeros de vidro.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English