SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4In vitro evaluation of human dental enamel surface roughness bleached with 35% carbamide peroxide and submitted to abrasive dentifrice brushingKinesiographic study of complete denture movement related to mucosa displacement in edentulous patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

MENEZES, Ana Carolina Silveira Cardoso de; ZANET, Caio Gorgulho  and  VALERA, Márcia Carneiro. Capacidade de remoção da "smear layer" de soluções desinfetantes, usados com ou sem EDTA, na irrigação de canais: estudo por MEV. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2003, vol.17, n.4, pp. 349-355. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912003000400010.

Este estudo propôs avaliar, através da microscopia eletrônica de varredura (MEV), a capacidade de limpeza e remoção de "smear layer" e debris das paredes de canais radiculares preparados e irrigados com soluções de hipoclorito de sódio (NaOCl) a 2,5%, gluconato de clorexidina (CLX) a 2,0% e soro fisiológico (controle). Utilizaram-se 50 dentes unirradiculares extraídos com um único canal. Cortaram-se as coroas no limite cervical e os canais foram preparados até o instrumento 45. Durante o preparo foram feitas irrigações com as soluções a serem avaliadas: Grupo 1: NaOCl a 2,5% (10 raízes); Grupo 2: NaOCl a 2,5% seguido de irrigação com EDTA a 17% por 2 minutos (10 raízes); Grupo 3: CLX a 2,0% (10 raízes); Grupo 4: CLX a 2,0% e EDTA a 17% por 2 minutos (10 raízes); Grupo 5: soro fisiológico (5 raízes); Grupo 6: soro fisiológico e EDTA a 17% por 2 minutos (5 raízes). Após o preparo, os canais foram irrigados com as soluções em teste, e as raízes cortadas no sentido V-L para avaliação por MEV, nos terços cervical, médio e apical, verificando-se a presença de "smear layer" e debris. Os dados relativos aos escores atribuídos foram avaliados pelo teste Kruskal-Wallis com p = 5%. Os resultados mostraram que o uso do EDTA diminuiu significativamente (p < 0,05) a "smear layer" para todas as soluções avaliadas em todos os terços. Quando não se utilizou o EDTA, somente para o grupo do NaOCl, verificou-se quantidade significativamente maior de "smear layer" no terço apical. Exceto para a CLX, o uso de EDTA diminuiu significativamente a quantidade de debris. Concluiu-se, que após o preparo, faz-se necessária a utilização do EDTA a fim de promover melhor limpeza das paredes dos canais radiculares.

Keywords : Camada de esfregaço; Hipoclorito de sódio; Clorexidina; EDTA; Irrigantes do canal radicular.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English