SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Smear layer removal capacity of disinfectant solutions used with and without EDTA for the irrigation of canals: a SEM studyShort-term immunosuppressive therapy does not affect the density of the pre-existing bone around titanium implants placed in rabbits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Abstract

COMPAGNONI, Marco Antonio; SOUZA, Raphael Freitas de  and  LELES, Cláudio Rodrigues. Estudo cinesiográfico da movimentação da prótese total resultante da deformação da fibromucosa em desdentados totais. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2003, vol.17, n.4, pp. 356-361. ISSN 1517-7491.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912003000400011.

Devido às características de compressibilidade da fibromucosa, a incidência de cargas sobre a prótese total resulta na movimentação da prótese em direção ao rebordo, a qual pode resultar no aumento da reabsorção do rebordo residual, na desadaptação interna e na perda de retenção da prótese. O objetivo do presente estudo é avaliar o padrão de movimentação da prótese total superior em função da deformação da fibromucosa. Foram selecionados 10 pacientes usuários de próteses totais bimaxilares, com retenção satisfatória e relações oclusais corretas e rebordos alveolares com volume e grau de resiliência normais. Para a análise da movimentação da prótese total superior foi utilizado o sistema eletrônico K6-I Diagnostic System®, sendo o dispositivo eletromagnético fixado na região vestibular dos incisivos centrais da prótese superior, de acordo com uma adaptação do método sugerido por Maeda et al.7 (1984). Foram obtidos registros gráficos em duas condições experimentais: (A) 3 ciclos de apertamento máximo voluntário e (B) mastigação unilateral simulada por um período de 20 segundos. Os resultados mostraram um padrão uniforme de movimentação durante o apertamento máximo e a mastigação simulada. Sob a ação de cargas, a fibromucosa apresenta uma deformação rápida e uma recuperação mais lenta e incompleta, de forma que a ação repetida da aplicação de carga reduz gradualmente a quantidade de movimentação e retorno da prótese; na mastigação simulada não há a completa recuperação da fibromucosa durante os ciclos mastigatórios.

Keywords : Mucosa bucal; Prótese total.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English