SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22"Listen to me, dad": dialogs between fathers and sons in Brazilian popular musicThe cultural study of Brazilian popular music: two problems and a contribution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Per Musi

Print version ISSN 1517-7599

Abstract

SCHROEDER, Jorge Luiz. Corporalidade musical na música popular: uma visão da performance violonística de Baden Powell e Egberto Gismonti. Per musi [online]. 2010, n.22, pp. 167-180. ISSN 1517-7599.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992010000200014.

Recorte da tese de doutorado (SCHROEDER, 2006) em que proponho o conceito de corporalidade musical para poder explicar as performances de cinco músicos populares. Através da investigação das relações que dois deles (Baden Powell e Egberto Gismonti) constroem com seus instrumentos (violão popular) e linguagens (música popular instrumental), pretende-se enfatizar a performance como um jogo de tensões entre as possibilidades particulares dos músicos (tanto de realização quanto de entendimento musical) e as linguagens, gêneros e instrumentos musicais escolhidos por eles para expressão. Estes instrumentos são marcados por regras oriundas de um processo histórico e coletivo que não se realiza num só indivíduo, e os músicos, marcados por possibilidades e dificuldades que não permitem a realização plena de uma exigência coletiva. Deste jogo complexo nasce a música.

Keywords : corporalidade musical; performance musical; música popular; Baden Powell; Egberto Gismonti.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese