SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22Musical corporality in popular music: a view of Baden Powell e Egberto Gismonti's performances on the guitarCircular cidade: poetics and groove in the musical expression of four groups from the mangue (mangrove) of northeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Per Musi

Print version ISSN 1517-7599

Abstract

NEDER, Álvaro. O estudo cultural da música popular brasileira: dois problemas e uma contribuição. Per musi [online]. 2010, n.22, pp. 181-195. ISSN 1517-7599.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992010000200015.

No estágio em que se encontram os estudos de música popular no Brasil, é crucial discutir a definição de "música popular" e as abordagens teóricas usadas para fundamentar sua análise. Ambas as questões são tratadas aqui por meio de uma articulação crítica que envolve estruturas musicais, sociedade e cultura. Propõe-se, portanto, uma contribuição teórica aos estudos de música popular brasileira, e não uma análise do conteúdo de tais estudos. A partir de uma discussão das principais classes de definições de música popular empregadas usualmente, defende-se uma concepção dinâmica e relacional de música popular, inserida em sociedades contemporâneas complexas e contraditórias. Metodologicamente, discutem-se diferentes abordagens que vêm se propondo a estudar culturalmente as contribuições singulares da música popular, irredutíveis aos métodos analíticos desenvolvidos para as músicas erudita e tradicional. O ensaio conclui com a defesa de uma musicologia renovada pelas discussões travadas no âmbito dos estudos culturais, para uma adequada investigação da música popular em sua especificidade.

Keywords : música popular; estudos culturais; metodologia; definição; sociedade e cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese