Silvana Scarinci SILVANA SCARINCI

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Meraviglia and knowledge in Italian literature from Tasso to Vico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Per Musi

versión impresa ISSN 1517-7599

Resumen

ARDISSIMO, Erminia. Fenomenologia do maravilhoso na literatura italiana.Traducido porSilvana Scarinci. Per musi [online]. 2011, n.24, pp. 21-29. ISSN 1517-7599.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992011000200003.

O maravilhoso na literatura italiana assume diversas formas. Eu pretendo apresentar aqui três tipologias, escolhidas por serem arquetípicas e por explicarem o desenvolvimento futuro do gosto literário italiano. Em primeiro lugar, Dante: em sua obra, o nível epistêmico do sobrenatural se sobrepõe ao nível do natural. Beatriz, a mulher-anjo, pertence ao mundo real, mas através de suas qualidades conecta este mundo ao mundo celeste. Ela é conhecida por ser uma manifestação do divino, um milagre. Em segundo lugar, episódios de magia nos poemas cavalheirescos sublinham o imprevisível e a surpresa, o que sempre trazem novos rumos às vidas das personagens, às vezes surgem como soluções, outras vezes desviam o herói de seu destino correto. Em Orlando Furioso, a mágica também revela os desejos obscuros das personagens e seres humanos; trata-se de uma espécie de ciência da imaginação. Em terceiro lugar, na literatura de viagem, o maravilhoso é um tema recorrente, já que a viagem é um meio de se encontrar com o desconhecido, o inacreditável, o prodigioso, desde o Milione de Marco Polo. No início da era moderna, uma nova epistemologia e desencantamento tomam o lugar das analogias e da mágica, mas o maravilhoso não desaparece, ao contrário, adquire ainda maior importância com a nova ciência. Concluirei minha fala com algumas considerações sobre a maravilha na música presente na literatura do século XVII.

Palabras llave : Maravilhoso; Dante; Ariosto; Literatura de viagem; Barroco.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués